quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Capítulos 20 e 22 - Automação Visão Geral: Comercial, Industrial, Serviços


Temos três tipos de Automação, a Industrial, a Comercial e a de Serviços.

Primeiramente vamos esclarecer o que é a Automação.
A Automação foca em processos, ativos de produção e especialista em atividades de operação e gerenciamento de negócios para aumentar sua produtividade, promovendo a valorização da força de trabalho humano e assegurar uma operação ambientalmente segura. A que menos envolve Sistema de Informações é a Industrial.

A Automação pode trazer impactos na sociedade, tanto benéficos quanto problemas.



Benefícios: Redução de custos, aumento da produtividade, redução trabalho monótono
e repetitivo, mais tempo livre.

Problemas: Aumento de desemprego, experiência do
empregador tem vida curta, fim de alguns tipos de empregos.



Capítulo 19 - InterEmpresas (continuação): EDI – Electronic Data Interchange



EDI: Eletronic Data Interchange
Realiza transferências de dados e informações entre computadores, sendo uma transferência de documentos entre computadores. Ex: transferência de fundos entre bancos, faturas de compras.
Nas informações não são admitidas ambigüidades e atendem um padrão entre emissor e receptor, simplificando e agilizando os processos, reduzindo custos e eliminando documentos impressos.




 Há uma maior integração com os outros sistemas exigentes, significativamente com o ERP, eliminando digitações desnecessárias, erros de transcrição, agilização entre processos, aumento da qualidade da informação, etc.



Capítulo 18 - SCM Supply Chain Management



Anteriormente vimos o conceito de Extranet que será de extrema importância para a conclusão deste capítulo. A Extranet é dirigida para o público externo, isto é, são sistemas que interligam as empresas, principalmente forncedores e parceiros. Portanto, iremos explorar melhor esse conceito de interligar sistemas e processos através de várias empresas e parceiros - as Interempresas.



Para fazer essas ligação entre as empresas, fornedores, parceiros, são usados dois tipos de sistemas estratégicos que interligam os processos internos e os de terceiros.

SCM: Supply ChainManagement
Está associada completamente a Logística, garantindo assim a satisfação das necessidades de bens e serviços aos clientes por meioda Tecnologia de Informações.



Esse encadeamento de processos é chamado de Cadeia de Valor que é o seqüenciamento de processos bem estruturado e com um diferencial perante aos seus concorrentes. Ex: Cadeia de Valor do Mc Donald’s. Consegue interligar parceiros, fornecedores, lojas, estruturas administrativas e financeiras obtendo assim um diferencial diante de seus concorrentes praticamente imbatível.


Artigo sobre o Game do McDonald's




Analisando o "McDonald's Videogame", buscamos perceber se a construção de jogos com caráter ativista será realmente eficaz. Essa analise vem através interpretação do jogo pelos usuários da hipermídia.

O game põem o jogador na posições de dono da cadeia McDonald's. A administração vai desde o cultivo de soja, criação de gados e abate dos mesmos que passa pelo matadouro, indo para as lanchonetes, chegando depois até o setor financeiro, de marketing e relações públicas.

O principal objetivo do jogo é chegar ao lucro, idenpendente de como chegou lá.

Se tratando desse principal objetivo, podemos colocar esse jogo dentro da Cadeia de Valor. A Cadeia de Valor é o sequenciamento de precessos bem estruturados que mostram o diferencial da empresa que será perante diante da concorrência. A Cadeia de Valor do Game McDonald's consegue interligar parceiros, fornecedores, lojas, estruturas administrativas e financeiras obtendo assim um diferencial diante de seus concorrentes praticamente imbatível.








terça-feira, 26 de outubro de 2010

Questão Prova 2 - Unidade 15 - Informatização Empresarial (continuação): CRM e WorkFlow

O CRM ou Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente, é uma estratégia de negócio que visa entender, antecipar e gerenciar as necessidades dos clientes. Qual é o principal objetivo do CRM?

Resposta:

O CRM tem como objetivo principal fidelizar clientes e aumentar o volume de vendas através da gestão do relacionamento da empresa com seus clientes. O CRM vai além de um programa, é uma estratégia empresarial, porém para que o CRM dê bons resultados é extremamente necessário que o banco de dados da empresa esteja sempre atualizado, pois uma bom CRM, possibilita que todos os departamentos da empresa tenham acesso ao histórico de ocorrências com o cliente.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Jogos Empresariais - Simulação de Logística Integrada

Atualmente, os métodos de ensino-aprendizagem estão sendo desenvolvidos para acompanhar os novos parâmetros da sociedade juntamente com o seu crescimento. Isso ocerre devido vir aumentando o uso dos computadores e da internet.

Devido a esse aumento no uso da internet, novos softwares vão surgindo com diversas finalidades. Uma  delas é ser usado como uma grande ferramenta para o ensino-aprendizagem, que nos dias atuais vem se intensificando a criação de softwares educativos na forma de jogos de computadores.


O SimCity é um exemplo de um jogo de ensino-aprendizado que simula a análise da complexidade de um planejamento urbano.


Motivação X Objetivos

Para auxiliar nos métodos de ensino-aprendizagem, foi desenvolvida de forma dinâmica e interativa a motivação pela pesquisa e busca de mais entendimento, auxiliando no treinamento e capacitação na tomada de decisões empresariais.

A contribuição para que alcançasse esses objetivos deu origem para criar e desenvolver um ambiente que se baseia em um jogo de computador, simulando importantes aspectos que fazem parte de uma gestão/ administração, onde os jogadores deverão tomar decisões processadas e analisadas. O intuito é ter um instrumento tanto de ferramenta de ensino quanto o aprendizado dos conceitos de logística empresarial.  

Mas por que foi escolhido o tema logística para simular um jogo empresarial?

Essa escolha é pelo fato de que a logística é um composto essencial para todas as empresas, adotando assim perspectivas de custos, valor ao cliente ou importância na estratégia para a missão da organização da empresa, e ainda envolvendo também a integração de informações, transportes, estoque, armazenamento, manuseio de materiais, e outros.


  Outro exemplo é o A Tale In The Desert 4 onde o jogador conhece mais sobre a civilização egípcia, sua forma de organização social, leis e segredos vivenciando sua cultura enquanto interage com outros jogadores em um jogo 3D imersivo




Dicas para se tornar um Milionário - Reportagem Globo

Gostaria de dividir essa reportagem do Bom Dia Brasi l(globo.com) com todos vocês.

Nela um jovem de Cingapura com apenas 26 anos conta como conseguiu ficar milionário em tão pouco tempo. Conforme consta na respotagem também, Cingapura é o país com mais milionários por metro quadrado do mundo.

Segue a respotagem.


Edição do dia 19/10/2010
19/10/2010 08h14 - Atualizado em 19/10/2010 11h20

Mais jovem milionário de Cingapura dá receita para ficar rico

Cingapura é o país com mais milionários por metro quadrado. Adam Khoo ganhou o primeiro milhão aos 26 anos. Hoje se dedica a ensinar outros a enriquecer.




É a ilha do tesouro. Quem nasce ou aporta em Cingapura tem mais chances de se tornar um bilionário do que em qualquer outro lugar do planeta.

Localizada em uma ilha do Pacífico, com metade do território da cidade de São Paulo, Cingapura é um dos países que mais crescem economicamente no mundo.


Novos sinais de riqueza são erguidos a todo instante: hotéis, cassinos, prédios gigantescos. Não existe pobreza e há mais milionários por metro quadrado do que em qualquer outro país.Em Cingapura 11,4% da população têm mais de US$ 1 milhão na conta bancária ou investimentos. Em segundo lugar vem Hong Kong, com 8,8%. Em seguida Suíça (8,4%) e o Kwait (8,2%).

Um dos mais famosos milionários de Cingapura é Adam Khoo, o mais jovem a ganhar US$ 1 milhão começando do zero. Isso foi há dez anos, quando ele tinha 26 anos de idade. Agora ele tem muitos milhões e vai nos levar até o escritório dele para tentar descobrir a receita, no carro conversível dele. Um brinquedinho de milionário.


 


 
O passeio de Lotus vermelha dá uma boa ideia do conforto e do luxo de que os milionários dispõem. Mas não pense que a vida de Adam é uma moleza. Ele já foi garçom, DJ, ganhou dinheiro com educação. Hoje, a principal tarefa dele é ensinar a ficar rico. As lições sobre como administrar o dinheiro, desenvolver as habilidades, como abrir e comandar empresas estão espalhadas em vários livros e são ensinadas nas escolas primárias e secundárias de Cingapura.

"Eu acredito que qualquer um pode se tornar um milionário. Claro que, em alguns países é mais fácil, onde o governo adota políticas que dão oportunidades iguais para todos. É preciso viver com menos do que ganha. Não importa se é pouco. O que sobra deve ser aplicado em investimentos que rendam mais dinheiro, como imóveis e ações de boas companhias. Fica milionário é uma questão de atitude mental. Primeiro tem que acreditar que pode. Depois, desenvolver os talentos necessários para chegar lá", ensina Adam Khoo.

Cingapura tem um dos melhores sistemas de educação do mundo, acessível a todos os cidadãos, impostos baixos e abomina a burocracia: é considerado o país onde é mais fácil e rápido fazer negócios. E está se tornando um centro financeiro mundial. Neste caso, Cingapura é acusada de fechar os olhos para a origem do dinheiro.

Um lugar muito frequentado pelos ricos e famosos de Cingapura é o consultório de cirurgia plástica. Na hora de retocar o visual eles escolhem a experiência brasileira.

O médico Marco Aurélio Correa é exemplo de outro motivo que faz Cingapura crescer: busca de talentos no exterior. Criador de um método de cirurgia, ele foi convidado a trabalhar aqui pelo governo. E com a clientela que encontrou, não se arrepende de ter mudado para cá.

"Para milionário, pagar uma cirurgia plástica não é nada. Existe um pouco na cultura do indonesiano de pedir algum desconto e a gente dá um descontinho. Aquela coisa assim de ser amigável. Sou um pequeno milionário, aqui tem tantos, um dos mais pobres de Cingapura", conta Marco Aurélio Correa.

O que mais impressiona na riqueza de Cingapura é que ela foi obtida em apenas 45 anos, sem petróleo ou qualquer riqueza natural. Quando o país foi criado em 1965, era um dos mais pobres e atrasados do planeta. Quanta diferença.

http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2010/10/mais-jovem-milionario-de-cingapura-da-receita-para-ficar-rico.html

sábado, 16 de outubro de 2010

Palestra. Oportunidade e carreira/ Programa novos talentos (Delloitte) Por Rosana Santos

Onde você esta?
Palestra Delloitte
>Coach
>Escolha de Carreira
>Auto conhecimento
>Mercado, opções, tendências
>Plano de ação

Talentos X Valores
Talento > Grande e brilhante capacidade ,inteligência. Disposição natural ou qualidade superior, grande capacidade, pessoa possuídora de inteligência rara!
Dom > Dádiva, presente, capacidade, habilidade especial que nos é dado por Deus para realizar determinada função. Poder, Virtude.
-O que gosto de fazer
-O que eu faço bem
-O que os outros acham que faço muito bem
-Que habilidades eu tenho
-Que pessoas admiro, baseado em meus conhecimentos e habilidades
-O que é mais importante na minha vida

Auto conhecimento
Aspectos que devem ser avaliados.
-Histórico e evolução da profissão
-Tendências futuras
-Retorno Financeiro
-Segurança estabilidade
-Qualidade de vida
-Oportunidade de mercado


Onde você esta e onde você quer chegar: Essa é a pergunta que devemos nos fazer em relação as oportunidades do mercado e para alcançar uma carreira de sucesso.
-Familia
-Cultura
-Conhecimento
-Patrimônio
-Comunidade
-Lazer
-Cargo
-Salário

O que quero fazer e ter a curto, médio e longo prazo?
Missão                                                              Visão                                                      
Valores
Resistência                                                     
O que ela quer                                          
O que fazer pra chegar lá
Como ser vista Plano de ação

Quais ações necessito para chegar lá
Como devo me preparar
Um diploma
Um curso universitário
Educação continuada

O que mais preciso fazer
Talento adquirido
Foco + prática = especialista
Conhecimento
Representa o saber...... (conceito)
Habilidade
E o saber fazer ..... (conceito)
Atitude
E o querer fazer....(conceito)
Auto conhecimento      ------ Inteligência
Autocontrole   ----------- Emocional
Automotivaçao

Reconhecer emoções nos outros e lidar com relacionamentos

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Dica de Livro: Freakonomics - O lado oculto e inesperado de tudo que nos afeta



O livro aborda o tema que analisa do declínio do número de ocorrência de crimes, sendo totalmente contrário ao que se esperava na década de 90. Nessa mesma década, a taxa de crime aumentou. Imaginou-se que essa taxa aumentaria até os dias atuais. Mas aconteceu o contrário. Segundo o autor do livro, o economista Steven Levitt em parceria jornalista Stephen J. Duher, a razão pelos crimes terem reduzido foi a legalização do aborto, 20 anos antes da década analisada.Com a legalização do aborto, foi reduzido o número de nascimentos de bebês não desejados ou aceitos. Assim, com essa conduta, reduzio o número de adultos que se tornam propensos ao mundo do crime. 
Além desse tema, o livro aborda também temas polêmicos como drogas, racismo, traficantes, corrupação...
São situações cotidianas que o livro nos ajuda a enxergar de forma mais racional e clara.

Vale muito a pena ler este livro!!!!   

Ufaaa.. Conseguimos

Jogo do Mc Donald's.. Depois de tentar e tentar chegamos finalmente.






terça-feira, 5 de outubro de 2010

Importante: Pré-Sal exigirá revolução na Logística da Petrobras




A exploração e produção de petróleo no pré-sal vão exigir uma revolução logística da Petrobras começando pelo fato de que os poços a serem explorados estão localizados a até 300 quilômetros da costa, o dobro da distância dos poços da Bacia de Campos. Por isso, serão necessários investimentos pesados em infraestrutura para que a operação no mar tenha a maior autonomia possível.

Será no sistema de transporte de passageiros – os trabalhadores das plataformas, principalmente – que a Petrobras prepara a grande novidade logística para o pré-sal. Atualmente, apenas na Bacia de Campos, a empresa transporta 10 mil passageiros por mês (ou 20 mil, contando ida e volta). Nas regiões Sul e Sudeste, o transporte chega a quase 60 mil passageiros por mês, em média. A ampliação e construção de novas bases aeroportuárias já estão nos planos. No entanto, para o pré-sal está sendo planejado também um ponto de interconexão em pleno mar.

Para o transporte barateado, a estratégia é criar unidades marítimas que servirão como estações intermediárias, conforme informação do gerente-geral de serviços de transporte e armazenagem Ricardo Albuquerque. Esse local será onde os trabalhadores chegarão por meio de uma lancha muito rápida para, de lá, embarcarem em helicópteros de médio porte rumo a seu destino final. A estrutura flutuante, com nome técnico de “Gangway”, é conhecida por funcionários da estatal de “ilha artificial”.

“Estamos diante de circunstâncias totalmente diferentes das conhecidas”, diz Albuquerque. Como os campos são gigantes e distantes, exigem um planejamento distinto. Além do transporte dos funcionários, outra questão fundamental é a distribuição de produtos essenciais ao funcionamento dos equipamentos de perfuração e exploração de petróleo, notadamente óleo diesel e fluidos químicos.

No caso da distribuição de diesel às plataformas, a intenção é adaptar um sistema que foi criado especificamente para a Bacia de Campos. Atualmente, navios-tanque ficam ancorados em zonas próxima às plataformas, fornecendo o combustível necessário a cada unidade, explica Albuquerque.




Palestra 29/09: Pré- Sal - Palestrante: Osmar M. Visibelli

A Camada pré-sal refere-se a um conjunto de reservatórios que são mais antigos que a camada de sal. Esses reservatórios podem ser encontrados do Nordeste ao Sul do Brasil e de uma forma similar no Golfo do México e na costa Oeste Africana. A área que tem recebido o maior destaque atualmente é o trecho que se estende do Norte da Bacia de Campos ao Sul da Bacia de Santos desde o Alto Vitória até o Alto de Florianópolis respectivamente. A espessura da camada de sal na porção centro-sul da Bacia de Santos chega a 2.000 metros, enquanto na porção norte da bacia de Campos está em torno de 200 metros.




As reservas de petróleo encontradas na camada pré-sal do litoral brasileiro estão dentro da área marítima considerada zona econômica exclusiva do Brasil. São reservas com petróleo considerado de média a alta qualidade, segundo a escala API. O conjunto de campos petrolíferos do pré-sal se estende entre o litoral dos estados do Espírito Santo até Santa Catarina, com profundidades que variam de 1000 a 2000 metros de lâmina d'água e entre quatro e seis mil metros de profundidade no subsolo, chegando portanto a até 8000m da superfície do mar, incluindo uma camada que varia de 200 a 2000m de sal.

Apenas com a descoberta dos três primeiros campos do pré-sal, Tupi, Iara e Parque das Baleias, as reservas brasileiras comprovadas, que eram de 14 bilhões de barris, aumentaram para 33 bilhões de barris. Além destas existem reservas possíveis e prováveis de 50 a 100 bilhões de barris.




A descoberta de indícios de petróleo no pré-sal foi anunciado em 2006. A existência de petróleo na camada pré-sal em todo o campo que viria a ser conhecido como pré-sal foi anunciada pelo ex-diretor da ANP e posteriormente confirmada pela Petrobras em 2007. Em 2008 a Petrobras confirmou a descoberta de óleo leve na camada sub-sal e extraiu pela primeira vez petróleo do pré-sal

Um problema a ser enfrentado pelo país diz respeito ao ritmo de extração de petróleo e o destino desta riqueza. Se o Brasil extrair todo o petróleo muito rapidamente, este pode se esgotar em apenas uma geração. Se o país se tornar um grande exportador de petróleo bruto, isto pode provocar a sobrevalorização do câmbio, dificultando as exportações e facilitando as importações; fenômeno conhecido como "mal holandês", que pode resultar no enfraquecimento de outros setores produtivos como a indústria e agricultura.


Pré-Sal X Legislação Vigente

O governo apresentou uma proposta para a constituição de um novo marco regulatório, com o modelo de partilha de produção, uma nova empresa estatal, a Petrosal, a criação de um Fundo de Desenvolvimento Social que teria também a função de Fundo Soberano para reinvestir os recursos da exploração do pré-sal, e uma mudança no padrão de distribuição dos royalties do pré-sal, mantendo a distribuição atual apenas para as áreas fora do pré-sal.

A proposta do governo conta com o apoio dos Ministérios que elaboraram os projetos de lei, a base de partidos aliados, além de alguns movimentos sociais e parte das indústrias ligadas ao setor petrolífero que se veem desfavorecidas pelo atual modelo de concessão, que exige baixos índices de fornecedores nacionais. Entre os argumentos utilizados para defender a proposta do governo está o fato de que o novo modelo poderia aumentar em até 2,5 vezes mais a arrecadação do setor.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Prepare-se! Se você ainda não fez, tenha certeza, você fará!




Na última aula, nosso professor nos deu uma dica muito importante sobre o EAD - Educação à Distância.
Ele fez o seguinte comentário: "Se você ainda não fez, faça, com certeza a empresa lhe fará fazer..."
Hoje é comum encontrarmos todo o tipo de curso oferecido pelo Sistema de Educação á Distância, no entanto, não era assim no passado.

E por que é cada vez mais comum?

É simples, o avanço tecnólógico proporcionou também a evolução no sistema de comunicação resultando na velocidade da informação e na flexibilidade. Por mais que pareça algo novo, o EAD não é tão novo assim. A Educação à distância começou através de correspondência, depois foi para alguns canais de TV, rádio entre outros. Quem nunca ouviu falar no Instituo Universal Brasileiro?




terça-feira, 21 de setembro de 2010

Para que sua informação não vire fofoca ou o cujo "telefone sem fio", recomenda-se:



Como diferenciar a comunicação mercadológica da institucional

Vivemos na Era da Informação! Hoje, conhecimento significa poder e quem foge das ferramentas de comunicação, perde oportunidade de alavancar suas vendas. Mas se, ao contrário, utiliza bem os meios de divulgação, agrega valor à sua credibilidade institucional e mercadológica. Por outro lado, uma notícia mal interpretada pode até comprometer a reputação de organizações e pessoas. Portanto, quem usa incorretamente os instrumentos de marketing, também corre o grave risco de ter a sua imagem arruinada.
Na chamada sociedade da informação é imprescindível que as empresas se preocupem com a sua visibilidade junto aos mais variados meios de comunicação e também com o seu público-alvo. Para isso, precisam saber utilizar bem os canais disponíveis. É nesse âmbito, em que falamos do poder da informação e da concorrência acirrada, que destacamos dois tipos de comunicação a serem desenvolvidas pelas empresas: a institucional e a mercadológica.
Antes de qualquer coisa, devemos distinguir bem esses dois formatos. Apesar de ambas fazerem parte da relação empresa-comunicação, as atuações dessas duas vertentes são bem diferenciadas. Precisamos entendê-las para que possamos utilizá-las da maneira adequada e em benefício da construção de uma boa imagem.
Na área institucional, a comunicação faz parte da gestão corporativa. Seus objetivos consistem em criar uma atmosfera positiva da organização frente à imprensa e à sociedade e, internamente, estabelecer uma relação favorável entre empresa, clientes, colaboradores e fornecedores. Ela deve gerenciar as diretrizes da comunicação empresarial. Essa atuação é responsável por gerar a identidade da empresa, além de trabalhar com as políticas da instituição, como a sua visão, missão, valores e seus conceitos éticos. Para isso, a elaboração de planos estratégicos, realizados por profissionais especializados, contribui para a exposição positiva e para a credibilidade do empreendimento e, com isso tornar seus porta-vozes como fonte de referência na mídia.
  Internamente, o objetivo das ações de marketing é levar informações para promover a inclusão de todo corpo funcional da organização. Os meios utilizados são vários, entre eles: boletins internos, jornais, newsletters, intranet, murais, eventos, concursos, caixas de sugestões, dentre outros.
  Já a comunicação mercadológica, como o nome anuncia, é voltada para as vendas. Ela atua no campo das estratégias que devem reforçar a imagem das marcas e produtos visando a sustentabilidade e a lucratividade da empresa.
  Para escolher os planos de comunicação adequados e atingir esses objetivos, a organização precisa analisar alguns fatores, como: hábitos dos consumidores (para aceitação do produto); levantamento regional (o grau de necessidade, conhecimento e classes sociais do público consumidor local), tipo de serviço (gastronomia, escola, publicidade etc.) ou produtos (carros, roupas, comidas, bebidas, entre outros) e o mercado onde será bem consumido.
  Uma vez realizada toda análise, a comunicação mercadológica da empresa deve desenvolver ações criativas para fortalecer o relacionamento direto entre as marcas e seus consumidores. Essas ações podem incluir o uso de ferramentas de relacionamento com o público, tais como: o envio de mala direta, e-mails, take one, carta comercial, telemarketing etc.
  Além do uso do marketing direto, a organização também pode trabalhar com canais de comunicação não pessoais que incluem a realização de eventos (feiras, exposições, encontros, lançamentos) e campanhas promocionais.
  Vale ressaltar que aliar planos de promoção com as novas mídias podem gerar um resultado bastante satisfatório. A colocação de anúncios no ambiente virtual e o uso de redes sociais são exemplos de como o novo espaço, que está se disseminando cada vez mais no mundo moderno, pode ser utilizado para o processo de comercialização e divulgação das campanhas promocionais.

Com a intensa concorrência no mercado e a multiplicidade de empresas existentes numa sociedade, saturada de informações pelo ramo midiático e publicitário, torna-se ainda mais difícil chamar a atenção do público. Assim, os instrumentos de comunicação institucional e mercadológica são imprescindíveis para chamar atenção de seu público-alvo. Ambas devem trabalhar lado a lado: uma para que exponha o comprometimento institucional conquistando a confiabilidade; e a outra para que promova ações que reforcem a necessidade do produto ou serviço e, ao mesmo tempo, assegure a receita que toda empresa precisa ter para manter-se de pé, sustentável, geradora empregos e dividendos por um longo tempo. A Coca-cola que o diga!

Clarice Pereira - é jornalista, formada pela USP – Universidade de São Paulo e especialista em marketing, pela ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing. Atualmente comanda a LINK Portal da Comunicação (www.linkportal.com.br)


Hoje num mundo cada vez mais globalizado e competitivo, as empresas querem conquistar o seu público-alvo e precisam elaborar estratégias para atingir seus objetivos. Na atualidade, existe um número incalculável de organizações que fornecem produtos ou prestam serviços das mais variadas formas, sempre com o desafio de crescer no mercado competitivo. Assim, nesse caldeirão de tantos negócios, para alcançar o sucesso em seu nicho atuação, as empresas precisam "dar as caras", fazer seus potenciais consumidores perceberem sua existência, além disso, mostrar um comprometimento sério com a qualidade dos bens que oferecem e com o meio em que estão inseridas.

Questões para Prova

1- Podemos dizer que a definição do conceito de Processo de Negócio (dentro do contexto de Sistema de Informação) é:


a) Integração entre os módulos de negócio da empresa
b) É a estrutura pela qual a empresa realiza a missão com o intuito de entregar valor aos clientes.
c) Informações consolidadas de um determinado processo, num determinado período de tempo.
d) É a estruturação formas de organização para uma determinada empresa


2- Com a aplicação de (T.I.) como podemos alterar o dia-dia de uma empresa


a) Essa área explora somente o lado Tático de uma empresa
b) Racionalizando processos internos criando novos seguimentos e descartando os já dominados, deixando a concorrência para trás.
c) Abordando de forma geral e estratégica todos os dados e informações contidas na empresa tanto na criação, disputa de mercado, novos produtos/serviços, força e aumento do cliente e fornecedores e possível crescimento da concorrência.
d) A perenidade empresarial não depende diretamente dessas ações.


3- A evolução da Internet nos revelou um novo conceito de utilização da rede, conhecido atualmente como a nova era da tecnologia e utilizado principalmente para fins científicos.
Qual é o novo conceito:


a) Logística e Informação
b) Sistema da Informação
c) Cooperação e Colaboração
d) Coordenação da Informação


4- O sistema que implantado tem por objetivo gerenciar o relacionamento da empresa com o cliente, disponibilizando todas as informações registradas em todos os contatos para todos os departamentos da empresa é o:


a) RM
b) ERP
c) SAP
d) CRM

Case Wal Mart - ERP




Um dos casos mais divulgados de ERP é o da cadeia estado-unidense Wal-Mart, que identificou um hábito curioso dos consumidores.


Ao procurar eventuais relações entre o volume de vendas e os dias da semana, o software apontou que, às sextas-feiras, as vendas de cervejas cresciam na mesma proporção que as de fraldas.


Crianças bebendo cerveja?


Não. Uma investigação mais detalhada revelou que, ao comprar fraldas para seus bebês, os pais aproveitavam para abastecer as reservas de cerveja para o final de semana.