terça-feira, 31 de agosto de 2010

Pirâmide do Conhecimento

Conhecimento & Sabedoria




Dado  - Informação

Resultado do processamento , manipulação e organização de dados de tal forma que represente uma modificação (quantitativa ou qualitativa) no conhecimento do sistema (pessoa , animal ou máquina) que a recebe, elementos de dados e informações que nos ajudam a trabalhar nos computadores.
 Conhecimento , sabedoria e inteligência se compactam pra gerar informações consistentes.

Abaixo um dado sobre uma pessoa:



Dado - Objeto

Cubo de seis faces gravados com números de um a seis , constituidos de pequenos poliendros ,geralmente guardado em caixinhas os dados são possivelmente o componente mais antigo usado pelo homen para jogar exemplo:( conchas e grãos).



Para Descontrair um Pouco


Infelizmente essa é a reliadade de nosso país. O vídeo mostra que em nosso país rico não vai pra cadeia, rico não é preso. A lei só funciona para os pobres.

Chega a ser até engraçada a cena.
Por sinal, no final mostra um erro de gravação.

Que feio em Rede Globo!


terça-feira, 24 de agosto de 2010

O S.I.M. (Sistema de Informação de Marketing) na Era Virtual


As Mídias Sociais estão cada vez impactando mais nas pesquisas de marketing, substituindo, muitas vezes algumas ferramentas tradicionais.

Ultimamente tem se falado muito sobre marketing digital, virtual, viral, etc. As empresas querendo promover seus produtos e serviços online o mais depressa possível estão pulando etapas importantes, ocorrendo assim algumas conseqüências. Uma delas é ver sua marca completamente exposta. A utilização da internet como canal para aumento de receita, deve começar muito antes de campanhas e promoções. O levantamento de informações disponíveis e relevantes para a empresa é o primeiro passo a ser dado para que sejam tomadas decisões corretas. Este processo chama-se S.I.M. (Sistema de Informações de Marketing).

De acordo com Kotler, Sistema de informações de marketing (S.I.M.) é uma “estrutura contínua e interagente de pessoas, equipamentos e processos, que congregam, classificam, analisam, avaliam e distribuem as informações convenientes, oportunas e corretas para uso dos responsáveis pelas decisões de marketing, para incrementar o planejamento, a implementação e o controle de marketing.”

Qualquer empresa para se diferenciar da concorrência hoje, deve ter um conhecimento profundo de seu mercado, sabendo o que os consumidores desejam (antes mesmo deles tomarem consciência do seu próprio desejo). Diante disto, a internet facilita uma melhor compreensão do comportamento dos consumidores. Ela impacta de fato no S.I.M. trazendo as informações em uma velocidade sem precedentes.

Quando falarmos de internet, não podemos deixar de incluir as mídias sociais. Muitas empresas consideram os sites de relacionamento (Facebook, Orkut) uma linha de extensão de atendimento ao cliente. Para a empresa sair na frente das outras, não adianta apenas ela ter uma idéia, promovê-la e esperar que o cliente a procure e compre o produto ou serviço. A empresa deve interagir com esse consumidor.

Mas será que as redes sociais estão preparadas para o mercado corporativo? Veja abaixo alguns comentários sobre as mais utilizadas por empresas no país.




Orkut - ainda com recursos limitados para atingir a expectativa das empresas em termos de captação de informação de qualidade. Motivos: comunidades não podem anexar vídeos, não é possível assinar uma comunidade por RSS.

Facebook - excelente para uso corporativo. Motivos: As comunidades divulgam conteúdo relevante com fotos e vídeos e a separação das discussões, nos fóruns, das mensagens individuais, nas walls (que se assemelham aos scraps), ajuda o usuário a clicar no conteúdo que melhor lhe convém. É possível ainda enviar perguntas, os perfis permitem a inserção de vários links, e todos têm acesso às atividades (ou updates) de cada um dos seus contatos, criando uma noção mais “real” do que é uma rede social de relacionamento.

Twitter - feedback instantâneo, divulgador de trabalho, uma espécie de jornal diário, pois nele se tem notícias focadas naquilo que se quer saber, como idéias e outros links importantes.

YouTube - Através de vídeos com propagandas (que as pessoas podem espalhar o conteúdo e até colocar em seus sites), e contato interativo com os consumidores, é possível levantar os principais problemas e dúvidas dos consumidores e criar um ou mais vídeos explicativos que possam facilitar a utilização dos produtos e solucionar problemas. Isso pode ajudar a reduzir custos. Além disso, disponibiliza vídeos em celulares, otimizando o processo de comunicação.

Blogs - Resposta excelente do mercado, mas exigem alguns cuidados como: pessoas dedicadas dentro das empresas, dinamismo (aguçar a curiosidade do cliente para conhecer a marca), poucas propagandas, postagem regular.

Maiores mídias sociais de 2008:

1. Blogger (222 milhões)
2. Facebook (200 milhões)
3. MySpace (126 milhões)
4. Wordpress (114 milhões)
5. Windows Live Spaces (87 milhões)
6. Yahoo Geocities (69 milhões)
7. Flickr (64 milhões)
8. hi5 (58 milhões)
9. Orkut (46 milhões)
10. Six Apart (46 milhões)



Fonte: ComScore Inc.



Sistema de Informação


 Sistema de Informação são métodos utilizados para coletar, processar, transmitir e disseminar dados que representam informações, sendo assim, é todo sistema usado para prover informações (incluindo o seu processamento).
Possuí diversos elementos inter-relacionados que coletam, manipulam e armazenam os dados e informações e fornece um mecanismo de feedback. Pode ser considerada uma sub-área de Ciência da Computação por também descrever a tecnologia da informação.Os Sistemas de Informação contemplam também os Sistemas de Telecomunicações.




Confira um pouco mais sobre o mercado de trabalho e as atividades diárias do profissional formado em Sistemas de Informação.




terça-feira, 17 de agosto de 2010

O Poder dos Blogs






Temos diversas definições acerca do que são os blogs. Mas afinal o que é um blog?

Blog nada mais é que uma página na web, com fácil entendimento na inserção dos conteúdos, tornando-se uma fonte de comunicação ou um diário online.

Hoje em dia, os blogs são importantes por serem usados como ferramenta de trabalho de jornalistas, profissionais e estudantes, por possuírem uma linha de pesquisa ou exposição de críticas, fornecendo também informações sobre nichos de mercado ou até fazendo parte de uma comunicação de marketing.

O blog proporciona um poder de comunicação com alto valor agregado por possuir leitura agradável, custar pouco, ser fácil de usar e navegar, trocar comentários e links com outros usuários.

A interatividade que o blog proporciona, torna-o uma poderosa ferramenta de mídia alternativa. Eles compartilham com a mídia o seu "poder de influência", podendo ser limitado ou atingir milhares de pessoas diariamente. Alguns blogs especializados têm mais leitores e seguidores que algumas revistas.

[...] o conteúdo precisa ser voltado a um segmento de clientes. Se sua empresa fabrica cadeiras, abra espaço para dicas de decoração ou publique projeto de clientes. [...] Se você presta serviço de seguros de automóveis, promova curiosidades da vida sobre quatro rodas ou explore as notícias do trânsito de maneira bem humorada. (CIPRIANI; 2006, p. 40).