quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Capítulos 20 e 22 - Automação Visão Geral: Comercial, Industrial, Serviços


Temos três tipos de Automação, a Industrial, a Comercial e a de Serviços.

Primeiramente vamos esclarecer o que é a Automação.
A Automação foca em processos, ativos de produção e especialista em atividades de operação e gerenciamento de negócios para aumentar sua produtividade, promovendo a valorização da força de trabalho humano e assegurar uma operação ambientalmente segura. A que menos envolve Sistema de Informações é a Industrial.

A Automação pode trazer impactos na sociedade, tanto benéficos quanto problemas.



Benefícios: Redução de custos, aumento da produtividade, redução trabalho monótono
e repetitivo, mais tempo livre.

Problemas: Aumento de desemprego, experiência do
empregador tem vida curta, fim de alguns tipos de empregos.



Capítulo 19 - InterEmpresas (continuação): EDI – Electronic Data Interchange



EDI: Eletronic Data Interchange
Realiza transferências de dados e informações entre computadores, sendo uma transferência de documentos entre computadores. Ex: transferência de fundos entre bancos, faturas de compras.
Nas informações não são admitidas ambigüidades e atendem um padrão entre emissor e receptor, simplificando e agilizando os processos, reduzindo custos e eliminando documentos impressos.




 Há uma maior integração com os outros sistemas exigentes, significativamente com o ERP, eliminando digitações desnecessárias, erros de transcrição, agilização entre processos, aumento da qualidade da informação, etc.



Capítulo 18 - SCM Supply Chain Management



Anteriormente vimos o conceito de Extranet que será de extrema importância para a conclusão deste capítulo. A Extranet é dirigida para o público externo, isto é, são sistemas que interligam as empresas, principalmente forncedores e parceiros. Portanto, iremos explorar melhor esse conceito de interligar sistemas e processos através de várias empresas e parceiros - as Interempresas.



Para fazer essas ligação entre as empresas, fornedores, parceiros, são usados dois tipos de sistemas estratégicos que interligam os processos internos e os de terceiros.

SCM: Supply ChainManagement
Está associada completamente a Logística, garantindo assim a satisfação das necessidades de bens e serviços aos clientes por meioda Tecnologia de Informações.



Esse encadeamento de processos é chamado de Cadeia de Valor que é o seqüenciamento de processos bem estruturado e com um diferencial perante aos seus concorrentes. Ex: Cadeia de Valor do Mc Donald’s. Consegue interligar parceiros, fornecedores, lojas, estruturas administrativas e financeiras obtendo assim um diferencial diante de seus concorrentes praticamente imbatível.


Artigo sobre o Game do McDonald's




Analisando o "McDonald's Videogame", buscamos perceber se a construção de jogos com caráter ativista será realmente eficaz. Essa analise vem através interpretação do jogo pelos usuários da hipermídia.

O game põem o jogador na posições de dono da cadeia McDonald's. A administração vai desde o cultivo de soja, criação de gados e abate dos mesmos que passa pelo matadouro, indo para as lanchonetes, chegando depois até o setor financeiro, de marketing e relações públicas.

O principal objetivo do jogo é chegar ao lucro, idenpendente de como chegou lá.

Se tratando desse principal objetivo, podemos colocar esse jogo dentro da Cadeia de Valor. A Cadeia de Valor é o sequenciamento de precessos bem estruturados que mostram o diferencial da empresa que será perante diante da concorrência. A Cadeia de Valor do Game McDonald's consegue interligar parceiros, fornecedores, lojas, estruturas administrativas e financeiras obtendo assim um diferencial diante de seus concorrentes praticamente imbatível.